
Esses primeiros homens viviam em pequenos grupos; tinham de ser muito hábeis e só o esforço de todos lhes permitia vencer as dificuldades: o frio era intenso, a neve era muita, dependiam totalmente do que a Natureza lhes dava porque utilizavam técnicas muito primitivas.
Eram recolectores, isto é, viviam apenas do que recolhiam, pescando, da caçando, da apanhando frutos, raízes, folhas, ovos, etc.
O Homem:
- protegia-se do frio, construindo abrigos e vivendo em cavernas;
- fabricava instrumentos de madeira, pedra, osso, corno, como os bifaces (machados de pedra), as lanças, as pontas de seta, os raspadores, etc;
- dominava o fogo para se aquecer, cozinhar os alimentos, explorar as cavernas, afugentar os animais ferozes, ter luz de noite, endurecer os instrumentos de madeira, etc;
- era nómada isto é, deslocava-se permanentemente em grupo, procurando os locais onde viviam os animais que caçavam e onde abundassem os frutos e vegetais;
- era artista e mágico fazendo pinturas e gravuras nas paredes das cavernas ou nas rochas - arte rupestre.
Ainda hoje é um mistério o significadodessas pinturas e gravuras mas, possivelmente, faziam-nas para trazer sorte às caçadas e term abundância de alimentos.


Há três músicos, o João, o António e o Francisco, que tocam harpa, violino e piano.






Aqui vai um desafio. 





O jardineiro da Quinta, era francês, para vir viver para Portugal, exigiu a construção de uma casa em estilo francês, tendo vindo os materiais para a construção da Casa das Palmeiras expressamente de França.
Vista do Lago e da Ilha (lado esquerdo)
A Quinta onde hoje se insere o Colégio da Imaculada Conceição, foi fundada no século XIX, pelo Visconde de Condeixa, de nome João Maria Colaço de Magalhães Velasques Sarmento que, como demonstração da riqueza adquirida no comércio do Brasil, foi comprando terrenos na região de Cernache até adquirir a Quinta, que depois rodeou de muros.
Pergunta: A Casa das Palmeiras (na fotografia) foi, originalmente, a casa do jardineiro da Quinta. De que país era natural o jardineiro que "obrigou" o proprietário da Quinta a construir tal casa?