quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A Quinta dos Condes da Esperança

Avenida das Palmeiras (início do século XX)

Torreão Neo-gótico

Vista do Lago (início do século XX)Vista do Lago e da Ilha (lado esquerdo)

Casa Senhorial

A Quinta onde hoje se insere o Colégio da Imaculada Conceição, foi fundada no século XIX, pelo Visconde de Condeixa, de nome João Maria Colaço de Magalhães Velasques Sarmento que, como demonstração da riqueza adquirida no comércio do Brasil, foi comprando terrenos na região de Cernache até adquirir a Quinta, que depois rodeou de muros.
Como um dos últimos proprietários tinha também o título de Conde da Esperança (Conde José Manuel Braacamp de Barahona Fragoso, 3.º Conde da Esperança) a propriedade acabaria por ficar conhecida como Quinta dos Condes da Esperança.
No início do século XX, a Quinta começou a entrar em decadência, tendo sido adquirida, no ano de 1944, pela Companhia de Jesus, para aí construir um Colégio.
Na sua origem, está um ideal Romântico com tudo o que isso implicava: torreão neo-gótico (século XIX), lago, queda de água, ilha, gruta, árvores exóticas, casa senhorial, etc.
É pois neste espaço único que estudam cerca de 800 alunos.
Pergunta: A Casa das Palmeiras (na fotografia) foi, originalmente, a casa do jardineiro da Quinta. De que país era natural o jardineiro que "obrigou" o proprietário da Quinta a construir tal casa?

9 comentários:

Nuno disse...

Não faço ideia mas, pelo que se pode ler em http://historiasesabores.blogspot.com/2006/05/antiga-quinta-dos-condes-da-esperana.html, arrisco França. E agora, será que vou receber um bombom? Ou errei na resposta? :)

Tenho também uma questão a fazer: A Avenida das Palmeiras ainda existe?

Um abraço,
Nuno.

Anónimo disse...

Olá professor Tozé!!
Sinceramente, não sei dizer a resposta mas aproveito para lhe dizer que o blog do 5ºA está um espectáculo!!
Bjs da sua famosa aluna Catarina Monteiro.

Anónimo disse...

Olá professor Tozé?
Não sei mas acho que era espanhol

Acácio Gomes

Anónimo disse...

Olá, professor Tozé!!!!!

Acho que é França, pois estava no seu blog a dizer, por isso, aqui vai a resposta quer esteja certa ou não...

Adeus!!!
Daniel Gonçalves

Rui Pinto Batutaman disse...

Aproveito para dar os parabéns ao pessoal do 5º A e ao Prof. António Franco!
Grande ideia esta do blog.
Quanto à dita questão, eu penso que seria de França
Abraço para todos,
Já agora ao ao blog do BATUTAMAN... o tal da música ;)
RP Batutaman

Anónimo disse...

Ola prof. tozé!
Eu acho que a resposta é frança,queria também disser que o blog esta muito fixe.

um grande beijinho da ANA BEATRIZ!

Anónimo disse...

Olá professor Tozé

Eu acho que o jardineiro nasceu em França.

Gostei muito do blog.

Lara Santos Nº506

Anónimo disse...

acho que o jardineiro é de França

daniela galvão

turma A

Filipe amado disse...

Eu tambem acho que é de França





Um abraço