sábado, 31 de outubro de 2009

HGP (Primeiras Comunidades Recolectoras)

As primeiras comunidades recolectoras
Desde há muitos milhares de anos que o Homem habita a Península Ibérica onde chegou, vindo de África, através do estreito de Gibraltar.
Esses primeiros homens viviam em pequenos grupos; tinham de ser muito hábeis e só o esforço de todos lhes permitia vencer as dificuldades: o frio era intenso, a neve era muita, dependiam totalmente do que a Natureza lhes dava porque utilizavam técnicas muito primitivas.
Eram recolectores, isto é, viviam apenas do que recolhiam, pescando, da caçando, da apanhando frutos, raízes, folhas, ovos, etc.
O Homem:
- protegia-se do frio, construindo abrigos e vivendo em cavernas;
- vestindo-se com as peles dos animais que caçava;
- fabricava instrumentos de madeira, pedra, osso, corno, como os bifaces (machados de pedra), as lanças, as pontas de seta, os raspadores, etc;
- dominava o fogo para se aquecer, cozinhar os alimentos, explorar as cavernas, afugentar os animais ferozes, ter luz de noite, endurecer os instrumentos de madeira, etc;
- era nómada isto é, deslocava-se permanentemente em grupo, procurando os locais onde viviam os animais que caçavam e onde abundassem os frutos e vegetais;
- era artista e mágico fazendo pinturas e gravuras nas paredes das cavernas ou nas rochas - arte rupestre.
Ainda hoje é um mistério o significadodessas pinturas e gravuras mas, possivelmente, faziam-nas para trazer sorte às caçadas e term abundância de alimentos.
A propósito disto, lembra-te das gravuras de Foz Côa e das pinturas das grutas de Lascaux (podes procurar informação na Internet).
Para verificares os teus conhecimentos consulta este endereço (já tem, também, perguntas sobre as comunidades produtoras):

7 comentários:

Anónimo disse...

prof. toze


ja fiz o teste e tive 100%


madalena simoes
5ºA
Nº522

Tozé Franco disse...

Olá Madalena.
Parabéns.

Anónimo disse...

ola stor

vim ao blog ver se estava ca algum resumo para estudar e reparei que estava,no fim do resumo 1 saite.
eu entrei no saite ,fiz o questionario e tive 100%(exelente)


daniela
5ºA

Tozé Franco disse...

Olá Daniela.
Parabéns.

Filipe Amado disse...

Eu não tive cem por cento =(

Anónimo disse...

Setor Tozé eu tive 100% nas respostas.





De Cláudia Campos.

Anónimo disse...

olá eu sou o Gonçalo e tive no teste de História 100% e queria agradecer ao meu pai por me ter ajudado e queria mandar outra vez 100% no próximo teste