quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Mosaicos romanos

Mosaico ou arte musiva, é um embutido de pequenas peças de pedra ou de outros materiais (vidro, mármore, cerâmica ou conchas), formando determinado desenho. O objectivo do mosaico era preencher espaços como pisos e paredes.
A palavra "mosaico" tem origem na palavra grega mouseîn, a mesma que deu origem à palavra música e que significa próprio das musas. É uma forma de arte decorativa muito antiga, que nos remete à época greco-romana, quando teve seu apogeu.
A técnica da arte musiva (do mosaico) consiste na colocação de pequenos fragmentos de pedras, como mármore e granito moldados com tagliolo e martellina, pedras semi-preciosas, pastilhas de vidro, seixos e outros materiais, sobre qualquer superfície.
Depois desta introdução à arte dos mosaicos, aqui fica o desafio: que nome se dá aos cubos de pedra, vidro ou de outro material que os romanos utilizavam para fazer os mosaicos?

7 comentários:

Daniel disse...

Olá Professor Tozé!!!!!

Chamam-se tesserae.
Acho eu...

Adeus e Boa Tarde!

Daniel disse...

Acho que é tessera...

Daniel disse...

Pode ser tesserae, tessera ou tessella...

Anónimo disse...

Eu acho que são as tesselas, o ano passa do eu no CAIC nas Férias Desportivas falei disso numa vissia de estudo com o senhor António eu é que não pestei atenção!

Tozé Franco disse...

Muito bem caro Daniel.
Parabéns.

Daniel disse...

Obrigado stor!!!

Anónimo disse...

Ola setor.
A resposta é tesselas







CATARINA FONSECA-182 5A